terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ARTE KARAKURI


Karakuri – Os bonecos mecânicos japoneses
 Alguém sabe o que são os bonecos Karakuri?
 São bonecos autônomos, ou seja, fantoches ou marionetas que funcionam com um mecanismo semelhante ao dos relógios. No Japão, os Karakuri são feitos artesanalmente, são feitos de madeira e um sistema mecânico com o uso de molas, água, areia, mercúrio e ar.
Karakuri significa truque ou mecanismo e Ningyo, separadamente significa pessoa e forma, que nesse caso pode ser substituído por boneco, fantoche ou marionete. Karakuri Ningyo, tem como principal objetivo, entreter e causar surpresa nas pessoas, através dos seus gestos, acrobacias ou truques de mágicos.


História e origem da arte Karakuri

Conta-se uma lenda, que no século XII, um príncipe já idealizava a criação de um Karakuri, em um período difícil que a sua comunidade estava a passar. Uma grande seca arruinava as plantações então o príncipe imaginava um grande boneco, capaz de carregar dois baldes cheios de água, que caminha-se no  meio da plantação e em  determinado momento virava os baldes, regando a plantação.
Segundo contam, o príncipe criou o boneco e com isso conseguiu unir toda a sua comunidade, que passaram a ajudar, encarregando-se de encher os baldes de água e leva-los até ao boneco, para que ele pudesse realizar a sua função. Claro que são lendas pois não há nada que comprove a veracidade de tais acontecimentos.
O que sabemos é que os Karakuri Doll ganhou bastante popularidade por volta do século XVII, mais exatamente no ano de 1662, quando começaram a ser realizadas apresentações teatrais, o “Takeda Karakuri“, em Doutonburi, em Osaka, produzido pelo artesão japonês Oumi Takeda, um fabricante de relógios.


Vejam como estes bonecos, são fantásticos em movimento mesmo sendo antigos!!

 

Espantoso como naquela época já a robótica começava a sua infância.

 

 




Sem comentários:

Enviar um comentário